Tai O

Localizado no oeste da Ilha de Lantau, Tai O é um simples povoado de pescadores que sobreviveu ao tempo mantendo seus costumes e seu aspecto tradicional.

Tai O conta com um agradável ambiente marinheiro e seus amáveis habitantes, os Tanka, são uma comunidade de pescadores que ama o mar e tudo que ele os proporciona.

Afastados da selva de concreto e arranha-céus de Hong Kong, Tai O é um lugar tradicional que conserva sua essência, apesar do contínuo ir e vir de turistas em busca de algo especial.

O que ver em Tai O

Embora um passeio por Tai O valha a pena desde o primeiro momento, esses são alguns dos pontos mais curiosos:

  • Mercado de especialidades locais: A aldeia produz incomuns delícias com seu patrimônio pesqueiro, nas quais os sabores picantes invadem diferentes produtos, seja o peixe seco, peixe salgado ou diferentes massas e molhos de camarões.
  • Palafitas: As casas de Tai O são uma atração em si, já que estão instaladas sobre pilares ou estacas na água. As casinhas localizadas sobre os canais têm um aspecto frágil e decadente que faz da região um cenário digno de cartão postal.
  • Passeio de barco: É agradável passear de barco pelos canais para contemplar o dia a dia dos habitantes do vilarejo. São oferecidos diversos passeios e os preços são sempre negociáveis. Com um pouco de sorte é possível ver os golfinhos rosas que vivem na zona.
  • Procissão aquática dos barcos dragão: O festival anual dos barcos dragão que acontece em Tai O ocupa o terceiro lugar na lista nacional de patrimônio cultural imaterial da China. Conhecido como Tai O Dragon Boat Water Parade ou Tai O Deities Parade, esse ritual religioso acontece no quinto dia do quinto mês lunar e consiste em uma procissão aquática dos barcos dragão para acalmar os fantasmas da água.

Como ir a Tai O

  • De Tung Chung: O ônibus número 11 te levará até Tai O. O preço da passagem é de 11,80HKD (domingos e feriados 19,20HKD) e o trajeto é de cerca de 40 minutos.
  • De Ngong Ping: Aproveitando a visita ao Mosteiro Po Lin e o Grande Buda (Tian Tan), você pode pegar o ônibus 21 que te levará até Tai O. O preço da passagem é de 6,6HKD (14 HKD domingos e feriados) e o trajeto é de uns 15 minutos.

Um lugar inesperado e autêntico

Tai O é capaz de surpreender inclusive os mais céticos simplesmente com o encanto próprio do vilarejo. É um destino ideal para passar umas horas longe da correria do centro de Hong Kong enquanto se desfruta de seu ambiente agradável e sem pressa.